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Aplicativo gera economia para o Estado
Desenvolvido em 2015, na parceria Semas-Serttel, e testado de março a dezembro de 2016, aplicativo pioneiro evitou a emissão de mais de 6 ton COe2 e ganhará nova versão esse ano
Projeto pioneiro no Brasil, desenvolvido em 2015 numa parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – Semas e a empresa pernambucana Serttel – o Aplicativo GovMOBI, que possibilita o uso compartilhado de carros do governo, registrou ótimos resultados no primeiro ano de uso. Teste realizado entre março e dezembro de 2016, viabilizou a redução de 41% no consumo de combustíveis (em comparação com o mesmo período de 2015, quando o App ainda não era utilizado).
Nesta fase inicial o sistema atendeu 167 usuários com uma pequena frota de 7 veículos e ainda possibilitou a redução de 2 veículos após a consolidação do novo serviço. A economia de combustível gerada ficou em cerca de R$ 3,8 mil reais por carro no período avaliado, sem contar com os valores economizados com a redução da frota e a eliminação de burocracia. Além da diminuição de custos e otimização na gestão dos veículos, a iniciativa permitiu reduzir cerca de 5 toneladas de emissão de gases poluentes na atmosfera.
Os testes em 2016 serviram para aprimorar a nova versão, que deve entrar em operação até abril deste ano e permitirá ampliar a quantidade de veículos e usuários integrados ao sistema, com possibilidade de expansão para outras áreas do governo.
Ampliando a quantidade de carros o aplicativo poderá oferecer ainda maiores economias, com o aumento de opções geográficas para otimizar viagens, permitindo reduzir o numero de veículos, diminuir o tempo de atendimento e aumentar a quantidade de pessoas atendidas. O sistema incentiva que várias pessoas utilizem o mesmo veiculo, para irem a lugares próximos e ainda agiliza o atendimento e aumenta o controle, evitando desperdícios.
“Com uso de novas tecnologias digitais é possível fazer mais com menos e ainda melhorar a qualidade e a agilidade de serviços. Pra vencer a crise que o Brasil atravessa é preciso inovar e agir de forma colaborativa”, afirma o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade Sérgio Xavier, co-idealizador do projeto, em parceria com Angelo Leite, presidente da Serttel.
Custo zero: parceria ganha-ganha
Fruto de um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco – SEMAS e a Serttel Ltda (empresa inovadora pernambucana sediada no Porto Digital), em Setembro de 2015, a plataforma foi desenvolvida, sem qualquer custo para o Estado.
Foram seis meses para o desenvolvimento e disponibilização da plataforma que desde março de 2016 roda em caráter piloto com os veículos da SEMAS.
A plataforma é composta de dois aplicativos para smartphones: uma versão para o motorista e outra versão para o servidor público usuário da frota, e um backoffice (retaguarda) que permite ao gestão da frota total controle sobre quais veículos serão disponibilizados na plataforma, em quais horários e com quais permissões de uso.
Com a plataforma, toda solicitação para uso do carro público por parte do servidor passa a ser feita pelo aplicativo mobile: desde o agendamento (dia, hora, tempo de uso), até o veículo e destino, tudo é informado no ato da reserva (booking). Ao final de reserva, sendo cumprido todos os requisitos de uso da frota pública, a plataforma informará ao servidor solicitante o numero de um ticket confirmando que o veículo foi agendado para aquele período informado. Havendo exceções de uso, uma pernoite por exemplo, a própria plataforma fica aguardando uma autorização manual a ser feita pelo gestor responsável por aquele servidor.
O motorista fica sabendo de toda sua agenda de trabalho também via seu aplicativo mobile. Dia, hora, quem vai buscar, onde, em qual veículo, com qual destino. Todos os tickets de serviço direcionados àquele motorista fica como pendente de atendimento na tela de seu smartphone. E medida que o serviço de transporte do servidor vai sendo prestado, o motorista vai informando o status no próprio aplicativo, como por exemplo para sinalizar que já está no destino solicitado, permitindo assim tanto ao gestor da frota, como ao servidor público solicitante acompanhar todo desenrolar do transporte.
A plataforma também gerencia quais veículos estão disponíveis, por quanto tempo, carros que foram para oficina, férias de motoristas, etc, e permite ao final do mês ou cada período estipulado pelo gestor competente que relatórios possam ser gerados com preciosos dados para a gestão pública.
O plataforma permite ainda que outros servidores peguem carona em veículos com mesmo destino e faixa horária, otimizado assim ainda mais a necessidade de veículos nas vias e, portanto, a emissão de gases poluentes, além de contribuir com um trânsito melhor e menos congestionado.
Os próximos passos para o aperfeiçoamento da plataforma são, por exemplo, permitir o compartilhamento entre veículos de secretarias diferentes dentro do mesmo Governo, criando assim o conceito de um pool de veículos à disposição do Estado que poderá atender à todos e evitando veículos parados em alguns horários em algumas secretarias enquanto faltam veículos em outras. Uma completa otimização poderá ser conseguida com o uso intensivo da plataforma.
“Essa parceria entre a SEMAS e a Serttel está potencializando a utilização do nosso know how em sistema para sharing (biciletas e carros elétricos) acumulado nos últimos oito anos. Esta plataforma impulsiona uma grande racionalização do uso da frota pública, trazendo tanta economia financeira, com a forte redução de custos, como a diminuição das emissões poluentes e a quantidade de veículos nas vias. Pretendemos com essa experiência bem sucedida partir para ações comerciais em todo o país o quanto antes”, destaca Angelo Leite.