Bike Kids é aprovado no Jardim Botânico
04/01/2017

Criança usando bike kids

(Foto de Francisco Arrais)

Reinaldo Moyano, de 8 anos, morador do Saboó, foi ao Jardim Botânico no feriado de Finados especialmente para experimentar uma nova atração: o Danoninho Bike Kids, um sistema de compartilhamento de bicicletas com rodinhas retráteis para crianças de 3 a 10 anos. No local, há 12 das 50 bicicletas disponíveis ao todo e divididas também entre a Concha Acústica (onde foi lançado dia 30), emissário submarino, Fonte do Sapo e Aquário – estes todos na orla.

“Fiquei sabendo pelo jornal e quis conhecer”, disse, acompanhado da irmã Clara, de dois anos e meio, da mãe Marinalda Maria Eremita Moyano, 31, e da avó Ocimeire Garcia Moyano, 54. “Com minha ajuda, a Clarinha também andou. Vou trazer minha filha Alice, de 6 anos”, afirmou Marinalda. Ela contou que fez o cadastro em casa por aplicativo de celular.

Já Ana Carolina Gomes da Silva Santos, 10, correu surpresa ao encontro das bicicletas, na frente do Jardim Botânico. Depois de apreciá-las, leu as instruções para uso. “Eu não sabia dessa novidade”, disse. O pai, Arlem Mota Santos, 43, prometeu que vai cadastrá-la. “Ótima ideia”.

O serviço, inédito na América Latina, visa estimular nas crianças o uso da bicicleta desde cedo, incentivando o esporte e o desenvolvimento cognitivo.

É uma iniciativa coordenada pela Prefeitura e Companhia de Engenharia de Trágefo/CET-Santos, operada pela empresa Samba (vencedora de licitação), com o patrocínio da Danoninho.

Informações

- Para crianças de 3 a 10 anos, com altura máxima de 1,50 m e até 50 kg;

- Funciona diariamente, das 6h às 23h;

- Requisitadas pelos adultos responsáveis pelas crianças, por meio de aplicativo Danoninho Bike Kids (www.danoninhobikekids.com), mediante cadastro com os dados do cartão de crédito;

- Aluguel é gratuito durante 60 minutos, sendo que após 15 minutos de intervalo será possível realizar nova retirada, sem custos. Caso não sejam respeitados os 15 minutos, haverá cobrança de R$ 5,00 por hora adicional.