Iniciativa promovida pelo Porto Digital, no Recife, está em fase de testes.
Veículos têm autonomia de 120 km depois de receberem carga de 6 horas
Fonte: G1 Pernambuco
Um mês depois de iniciada a fase de testes do serviço de compartilhamento de carros elétricos, que está sendo realizada no Centro do Recife, a iniciativa está conquistando os motoristas, como mostra reportagem do NETV 2ª Edição – veja o vídeo acima.
Os carros, com espaço para duas pessoas, têm autonomia de 120 quilômetros depois de receberem uma carga de seis horas. O projeto, chamado Porto Leve, tem o Porto Digital à frente.
A jornalista Mariana Valença deixa o carro particular na garagem e vai de carona com Carla Costa, que atua como administradora de empresas. As duas trabalham no mesmo prédio e estão empolgadas com o projeto de compartilhamento de carros. “Acho que já está pegando. Entre os usuários que estão testando o programa e os carros, com certeza já pegou”, assegura Carla. Mariana vê ainda outras vantagens: “Todo mundo reclama hoje em dia do trânsito, então [esse projeto] é uma forma de diminuir o numero de carros [nas ruas]”.
Depois de conseguir a liberação do veículo por um aplicativo de celular, elas seguem juntas para o trabalho. O projeto incentiva a carona e, quando estiver implantado em escala maior, quem viajar sozinho vai pagar mais caro,
Outro que está fazendo teste com os carros elétricos é o empresário Boris Wolfenson. “Deixo meu carro no Recife Antigo, onde tenho um escritório, e posso me locomover para o Cais José Mariano, por exemplo, e rapidamente voltar para lá sem um grande custo de consumo”, aponta.
Nesse primeiro mês, os carros foram usados por vinte pessoas, mas a intenção do Porto Digital é que mais gente possa testar os carros compartilhados, nos próximos meses.
“Em fevereiro teremos mais 20 pessoas, e, no mês de março, mais 20.A gente imagina concluir a fase de testes em meados de março, com cerca de 60 pessoas como usuários-teste e com cerca de mil corridas. Hoje nós temas 250 corridas já efetuadas”, diz Francisco Saboya, presidente do Porto Digital.